terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O PROJETO

LÊ PRA MIM? é um projeto de incentivo à leitura de livros infantis brasileiros, com atividade sócio-cultural, onde artistas e personalidades leem livros infantis brasileiros para crianças. O diferencial deste projeto está na leitura dos livros por personalidades da mídia, formadores de opinião, que encabeçam os encontros literários.

Este projeto teve início em janeiro de 2010 no Rio de Janeiro e foram realizadas 20 edições. Passamos por 10 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Juiz de Fora, Belém, Brasília, Teresina, São Luis, Belo Horizonte e Porto Alegre. Até maio de 2015 participaram das leituras mais de 17mil crianças e 16mil livros foram doados.

Mais de 300 artistas representativos e personalidades das cidades participaram das leituras. Nomes como Fátima Bernardes, Gaby Amarantos, Roberta Miranda, Denise Fraga, Marco Luque, Marília Gabriela, Maitê Proença, Paloma Jorge Amado, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Regina Duarte, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Eliana, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader, Antônio Calloni, entre outros.

Toda sala utilizada comporta 100 crianças de 05 a 10 anos. Haverá um intérprete de LIBRAS em todos os encontros literários as crianças levarão um livro para casa.


O objetivo maior é incentivar a leitura, a escrita e a comunicação entre as crianças, com os contadores de historias sendo pessoas formadoras de opinião, atores de televisão, personalidades, que vão mostrar às crianças que a literatura é importante nas suas formações, e não só a televisão e a internet.

JUSTIFICATIVA

Pegar atores consagrados da mídia, personalidades, que possuem um respeito junto ao publico e, principalmente, junto às crianças, é a forma que foi encontrada para mostrar a estas crianças que as pessoas que eles vêm na televisão, ídolos, também têm o hábito de ler ou costumam ler para seus filhos e netos.

A Literatura Brasileira Infantil é um rico mercado cultural e é a base de toda uma geração futura de leitores, consumidores de cultura e profissionais respeitados no mercado. Cultura de mais nunca faz mal. E são nos livros que se busca a informação precisa para a formação dos seres humanos e futuros comandantes e agentes culturais do país em que vivemos.

Os atores escolhidos representarão a família de cada criança. Temos pais, mães, avôs e avós. Escolheu-se os atores que trabalharam em programas cujas crianças têm simpatia, novelas, programas infantis, humoristas, jornalísticos, entre outros. As Personalidades escolhidas são jornalistas, formadores de opinião e pessoas de reconhecimento publico em cada cidade.

E justamente por conta da internet e da televisão, as crianças de hoje em dia se afastaram dos livros. Está se trazendo a televisão para perto dos livros, mostrando que os artistas que vemos na televisão são também leitores e cidadãos cultos por conta deste belíssimo habito de ler.

O sétimo princípio da declaração dos direitos da criança, adotada pela ONU em 1959 e ratificada pelo Brasil, diz que “A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário.” Partindo deste princípio, o projeto “Lê Pra Mim?” tem entrada franca para qualquer criança, de qualquer classe social, entrar em contato com a literatura, com artistas de televisão e com outras crianças.

O principio diz ainda que “Ser-lhe-á propiciada uma educação capaz de promover a sua cultura geral e capacitá-la a, em condições de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro útil da sociedade.” Ora, é tudo o que queremos. Que a criança, incentivada a ler, busque no livro um companheiro, bosque no livro uma resposta, faça a sua analise sobre aquela história, tire suas próprias conclusões, evite ser manipulado e se torne um cidadão de respeito.

Levamos crianças de instituições filantrópicas e escolas publicas por acreditar que o papel da escola neste incentivo à leitura proporciona também que as crianças possam adquirir novos conhecimentos, imaginar, visualizar e conhecer outras culturas, outras formas de perceber e enxergar o mundo em que vivem. É através do incentivo das crianças à leitura que vamos ter jovens ávidos por livros. E o adulto certamente será um leitor compulsivo. 

Um leitor que vai tirar suas próprias conclusões sobre cada tema estudado, lido, e não vai se impregnar por histórias truncadas contadas por alguém que ouviu e não sabe onde. Incentivando uma criança a ler, estamos defendendo os seus direitos de acesso ao conhecimento da humanidade.


É um projeto de suma importância para valorizar a literatura junto as crianças, manter viva a imaginação das crianças através da leitura e mostrar a essas crianças que elas podem buscar no mercado editorial, sendo autores, contadores de historia, ou até mesmo atores, um futuro seguro para suas vidas profissionais.

OBJETIVOS:

- Encontros literários, sendo 8 durante a semana para escolas publicas e 2 no fim de semana para instituições e orfanatos;
-Durante a semana, os encontros serão às 10h e às 15h. Sábado e domingo será às 16h
-Leitura de 02 livros infantis em cada encontro literário, realizadas por personalidades da mídia e atores de teatro.
-Entrada grátis;
-No máximo 100 crianças por apresentação. Ao final, teremos um total de 1.000 crianças beneficiadas com o projeto;
-Ao fim de cada encontro todos levarão um livro infantil para casa;
-Incentivar e leitura de livros infantis brasileiros,
-Valorizar e dar visibilidade à literatura infantil brasileira;
-Proporcionar a crianças de escolas públicas o contato direto com os livros, autores nacionais brasileiros e o encontro com personalidades da mídia,
-Incentivar as crianças a conhecerem a língua portuguesa;

PÚBLICO ALVO - formado por crianças a partir dos 4 anos de idade, de todas as classes sociais, estudantes das escolas publicas municipais, moradoras do Complexo do Alemão e visitantes.

ASSESSIBILIDADE – durante as leituras, uma intérprete de LIBRAS faz a tradução para crianças e adultos com necessidades especiais auditivas


DEMOCRATIZAÇÃO -  Apresentando este projeto nas escolas estaremos levando a literatura infantil com atores da mídia para as crianças sem distinção de classe social, credo, religião, ou local de moradia.

HISTÓRICO:

Janeiro de 2010 – Centro Cultural Correios – RJ
Outubro de 2010 – Centro Cultural Correios - Salvador – BA
Outubro de 2010 – Forte de Copacabana – RJ
Janeiro de 2011 – Forte de Copacabana – RJ
Fevereiro de 2011 – Forte de Copacabana – RJ
Abril de 2011 - Museu da Língua Portuguesa - Estação da Luz – SP
Junho de 2011 – Lonas Culturais Municipais do Rio de Janeiro – RJ
Julho e agosto de 2011 - Espaço Cultural Eletrobras Furnas - RJ
Novembro de 2011 – Biblioteca Nacional – RJ
Agosto de 2012 – Farol da Barra – Salvador – BA
Agosto de 2012 – Estação das Docas – Belém – PA
Outubro de 2012 – Museu dos Correios – Brasília – DF
Novembro de 2012 – Prédio Histórico dos Correios – São Paulo – SP
Março de 2013 – CAIXA Cultural Salvador – BA
Outubro de 2013 – Espaço Cultural Correios – Juiz de Fora – MG
Novembro de 2013 – Armazém 4 - Exposição Brasiliana – Rio de Janeiro – RJ
Outubro de 2014 – Caixa Cultural São Paulo – São Paulo – SP
Abril de 2015 – Casa da Cultura – Teresina – PI
Abril de 2015 – Biblioteca Benedito Leite – São Luis – MA
Maio de 2015 – Museu de Artes e Ofícios – Belo Horizonte – MG
Maio de 2015 – Memorial do Rio Grande do Sul – Porto Alegre - RS

IMPORTÂNCIA SOCIAL, CULTURAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL:

Temos feedback de escolas publicas e de instituições que participaram em outras edições do projeto, que o habito da leitura entre as crianças aumentou. Passaram a procurar outros títulos em bibliotecas e as professoras passaram a ler para as crianças em sala de aula.

traves dos livros que doamos, crianças mais velhas leram para outras mais novas nas suas comunidades, e em casa também. Este projeto é multiplicador. Além do livro que cada criança leva para casa, pais e responsáveis, fora dos encontros literários passam a ler para as crianças.

Já apresentamos em o projeto em 10 cidades diferentes e ficou claro para nós a resposta positiva junto à população que compareceu ao projeto. Um dos efeitos positivos culturalmente falando é que escolas publicas e de instituições que participaram em outras edições do projeto, que o habito da leitura entre as crianças aumentou.  As crianças passaram a conhecer novos autores e ilustradores de histórias. Todos brasileiros. Algumas até se lembraram de filmes que já foram exibidos no cinema, e a programas de televisão, relacionados a livros infantis. Além disso, como fazemos o projeto em um centro-histórico-cultural, as crianças têm acesso a Museus e acervos históricos. As visitas aos museus são guiadas e a criança sai do projeto também com a cultura da visita a museus incentivada.

Do ponto de vista social, não fazemos distinção entre crianças. Escolas publicas e instituições misturam-se ao publico espontâneo e a crianças de escolas privadas, permitindo a integração e a interação entre elas. Sem falar que, com a presença dos responsáveis que também vão aos encontros, existe a socialização entre as crianças e seus responsáveis.

Do ponto de vista econômico, estamos valorizando a literatura brasileira e as escolas e responsáveis passam a procurar novos títulos infantis em livrarias para comprarem para seus alunos e/ou  filhos. As crianças passaram a pedir aos pais/professores mais livros para lerem. E portanto ocorre um pequeno aumento das vendas de livros infantis.

Do ponto de vista ambiental, temos uma ação que explica a reciclagem do livro e ensinamo a separação do lixo, levando para os locais de encontro as 4 lixeiras (azul, vermelha, verde e amarela) e explicamos às crianças o objetivo e a importância da separação do lixo para reciclagem.